PONTINHO
Número de jogadores e de cartas
Tal como no Pif paf, utiliza-se dois baralhos de 52 cartas, sem os curingas. Podem haver de
três a oito jogadores.
Contagem de pontos
O jogador que bater não perde pontos. Os demais perdem a soma das cartas de sua
mão, sendo que as cartas de 2 a 10 tem o valor de face. O ás vale 15 pontos.
Valetes, damas e reis valem 10 pontos cada. O curinga vale 20. Todos os jogadores começam
com 100 pontos. Ao ficarem com zero ou menos, estouram, isto é, saem do jogo. Ganha quem
não estourar.
Embaralhamento e distribuição
Após o embaralhamento e o corte pelo jogador à direita do distribuidor, este
dará as cartas de três em três, no sentido horário, dando nove cartas
para cada um. O jogador que cortou o baralho abre uma carta à mesa para determinar o
curinga, que será uma carta acima daquela que foi aberta.
Desenrolar do jogo
O objetivo do jogador é formar jogos com as cartas que receber ou comprar e
descartá-las todas antes dos demais jogadores. Os jogos podem ser
combinações de trincas e seqüências. As trincas são três
cartas do mesmo valor com naipes diferentes. A carta do quarto naipe não poderá
ser aproveitada nesse jogo e é chamada de "estrangeira". As
seqüências são três ou mais cartas seguidas, do mesmo naipe. O
Ás, nas seqüências, pode servir acima do Rei ou abaixo do 2.
Após a compra, o jogador descarta uma carta no lixo (ou bagaço). O jogador
seguinte poderá comprar do maço ou a última carta descartada no lixo.
Quem estiver com pontuação elevada, prestes a estourar, não deverá
descer voluntariamente suas combinações de cartas, pois isto não o
ajudará e poderá facilitar o bate dos adversários. As cartas que servirem
nas seqüências da mesa deverão ser sempre colocadas, antes que outro jogador
possa "tapá-las". Quando o jogador perceber que está em
condições de descer tantas cartas que, somando os pontos restantes da mão
à sua contagem total do marcador, está fora do estouro, deverá
fazê-lo.
É permitido comprar fora da vez para bater. Quem tiver apenas uma carta na mão,
não poderá comprar do lixo. O descarte é livre. Se alguém descartar
o curinga, o jogador seguinte só poderá comprá-lo se puder
utilizá-lo como carta normal.
Variações
É comum, para que o jogo não dure apenas a queda dos 100 pontos, usar um sistema
de apostas. Cada jogador deverá pôr uma certa quantidade de fichas (a combinar) num
pote. Cada vez que alguém bater os demais deverão pagar-lhe uma ficha, em geral
correspondente a 10% do valor de sua contribuição inicial ao pote. Esta ficha
é chamada "pingo" ou "lágrima". O jogador que vencer o
pontinho recolherá todas as fichas do pote. Cada vez que alguém estourar,
deverá pôr outra quantidade de fichas nesse mesmo pote. Cada vez que um mesmo
jogador estourar, sua contribuição deverá ir dobrando.