PIF-PAF
Número de jogadores e de cartas
Utiliza-se dois baralhos de 52 cartas, sem coringas. Podem haver de três a oito
jogadores.
Apostas
Cada jogador deve começar o jogo com um número de fichas, que poderá ser
pré determinado pelos participantes. Outra situação a ser definida antes do
início do jogo é o número mínimo e máximo de fichas apostadas
em cada rodada. Cada jogador deve pagar uma ficha para receber cartas ("pingo").
Conforme a qualidade de seu jogo poderá abandonar, acompanhar ou repicar, sempre na sua
vez de falar. O valor das apostas deve ser combinado previamente.
Embaralhamento e distribuição
Tira-se a sorte para determinar quem distribuirá as cartas. Tanto a
distribuição como o jogo obedecem ao sentido horário, isto é, da
esquerda para a direita. O distribuidor embaralha e passa as cartas ao jogador da direita para
cortar. O corte deve ser tal que uma das porções não fique com menos que
cinco cartas. Cada jogador receberá nove cartas, de três em três, fechadas,
no sentido horário. A sobra do baralho (maço) deve ser colocada ao lado do
distribuidor, esperando a manifestação dos jogadores. Após as apostas, as
cartas dos jogadores que não desejaram participar da rodada serão embaralhadas com
essa sobra, dadas novamentre a cortar e postas sobre a mesa, em pilha, fechadas, para que os
participantes possam comprar.
Desenrolar do jogo
O objetivo do jogador é formar jogos com as cartas que receber ou comprar e
descartá-las todas antes dos demais jogadores. Os jogos podem ser
combinações de três ou mais cartas, em trincas (três cartas do mesmo
valor e de naipes diferentes) e seqüências (três ou mais cartas seguidas, do
mesmo naipe). O Ás, nas seqüências, pode servir acima do Rei ou abaixo do
Dois.
Após a compra, o jogador descarta uma carta no lixo (ou bagaço). O jogador
seguinte poderá comprar do maço ou a última carta descartada no lixo. A
partida termina quando alguém formar combinações com as nove cartas.
É importante dizer que, para bater, qualquer jogador poderá aproveitar o descarte
de qualquer outro jogador, não sendo necessário ser de quem o antecede. Isto, em
outras palavras, significa que só se pode comprar cartas "na mão", mas
pode-se bater com "a louca".
Se algum jogador descer seus jogos, afirmando ter batido, e verificar-se que houve engano,
deverá recolher as cartas, continuando no jogo, mas só poderá bater
comprando do maço. Se algum outro jogador, pensando que a partida realmente terminou,
jogar suas cartas fora, ficará fora do jogo e perderá o valor de sua aposta.
Se alguém ameaçar bater com uma carta de descarte e perceber que se enganou,
também só poderá comprar do maço, se algum outro jogador tiver
chamado a atenção para o fato. Esse tipo de engano chama-se
"Rebate".
Se algum jogador descer seus jogos, afirmando ter batido, e verificar-se que houve engano,
deverá recolher as cartas, continuando no jogo, mas só poderá bater
comprando do maço. Se algum outro jogador, pensando que a partida realmente terminou,
jogar suas cartas fora, ficará fora do jogo e perderá o valor de sua aposta.
Se alguém ameaçar bater com uma carta de descarte e perceber que se enganou,
também só poderá comprar do maço, se algum outro jogador tiver
chamado a atenção para o fato. Esse tipo de engano chama-se "Rebate".