PIF-PAF
        Número de jogadores e de cartas
            
            Utiliza-se dois baralhos de 52 cartas, sem coringas. Podem haver de três a oito
            jogadores.
            
            Apostas
            
            Cada jogador deve começar o jogo com um número de fichas, que poderá ser
            pré determinado pelos participantes. Outra situação a ser definida antes do
            início do jogo é o número mínimo e máximo de fichas apostadas
            em cada rodada. Cada jogador deve pagar uma ficha para receber cartas ("pingo").
            Conforme a qualidade de seu jogo poderá abandonar, acompanhar ou repicar, sempre na sua
            vez de falar. O valor das apostas deve ser combinado previamente.
            
            Embaralhamento e distribuição
            
            Tira-se a sorte para determinar quem distribuirá as cartas. Tanto a
            distribuição como o jogo obedecem ao sentido horário, isto é, da
            esquerda para a direita. O distribuidor embaralha e passa as cartas ao jogador da direita para
            cortar. O corte deve ser tal que uma das porções não fique com menos que
            cinco cartas. Cada jogador receberá nove cartas, de três em três, fechadas,
            no sentido horário. A sobra do baralho (maço) deve ser colocada ao lado do
            distribuidor, esperando a manifestação dos jogadores. Após as apostas, as
            cartas dos jogadores que não desejaram participar da rodada serão embaralhadas com
            essa sobra, dadas novamentre a cortar e postas sobre a mesa, em pilha, fechadas, para que os
            participantes possam comprar.
            
            Desenrolar do jogo
            
            O objetivo do jogador é formar jogos com as cartas que receber ou comprar e
            descartá-las todas antes dos demais jogadores. Os jogos podem ser
            combinações de três ou mais cartas, em trincas (três cartas do mesmo
            valor e de naipes diferentes) e seqüências (três ou mais cartas seguidas, do
            mesmo naipe). O Ás, nas seqüências, pode servir acima do Rei ou abaixo do
            Dois.
            
            Após a compra, o jogador descarta uma carta no lixo (ou bagaço). O jogador
            seguinte poderá comprar do maço ou a última carta descartada no lixo. A
            partida termina quando alguém formar combinações com as nove cartas.
            É importante dizer que, para bater, qualquer jogador poderá aproveitar o descarte
            de qualquer outro jogador, não sendo necessário ser de quem o antecede. Isto, em
            outras palavras, significa que só se pode comprar cartas "na mão", mas
            pode-se bater com "a louca".
            
            Se algum jogador descer seus jogos, afirmando ter batido, e verificar-se que houve engano,
            deverá recolher as cartas, continuando no jogo, mas só poderá bater
            comprando do maço. Se algum outro jogador, pensando que a partida realmente terminou,
            jogar suas cartas fora, ficará fora do jogo e perderá o valor de sua aposta.
            
            Se alguém ameaçar bater com uma carta de descarte e perceber que se enganou,
            também só poderá comprar do maço, se algum outro jogador tiver
            chamado a atenção para o fato. Esse tipo de engano chama-se
            "Rebate".
            
            Se algum jogador descer seus jogos, afirmando ter batido, e verificar-se que houve engano,
            deverá recolher as cartas, continuando no jogo, mas só poderá bater
            comprando do maço. Se algum outro jogador, pensando que a partida realmente terminou,
            jogar suas cartas fora, ficará fora do jogo e perderá o valor de sua aposta.
            
            Se alguém ameaçar bater com uma carta de descarte e perceber que se enganou,
            também só poderá comprar do maço, se algum outro jogador tiver
            chamado a atenção para o fato. Esse tipo de engano chama-se "Rebate".
        
    

 
