MAU MAU
Número de jogadores e de cartas
Utiliza-se pelo menos dois baralhos. Podem haver de dois a dez jogadores.
Contagem de pontos
Usualmente, por se tratar de um jogo mais orientado para crianças, não há
contagem de pontos, mas pode-se usar a pontuação do Pontinho.
Embaralhamento e distribuição
Distribui-se sete cartas a cada participante, em sentido horário. As cartas que sobrarem
serão postas em pilha, no centro da mesa, descobrindo-se a primeira, como carta de
partida. O jogo pode transcorrer em sentido horário ou anti-horário.
Desenrolar do jogo
A partir da distribuição, cada jogador na sua vez procura acompanhar a carta de
topo, descartando uma carta do mesmo naipe ou do mesmo valor. Os descartes vão sendo
empilhados, deixando-se a de cima sempre visível.
Quando um jogador não puder acompanhar a carta da mesa, comprará do maço,
uma a uma, tantas quantas forem necessárias até poder descartar. Se as cartas do
maço terminarem, a pilha de descartes será embaralhada, deixando-se a
última, para formar novo monte.
É permitido comprar, mesmo tendo carta que sirva na mão. Quem terminar primeiro
será o vencedor da mão. Antes de ficar por uma carta, o jogador deve dizer
"mau mau". Caso esqueça, terá que comprar duas cartas a título de
multa.
Quando uma pessoa tem poucas cartas em mãos, pode comprar ou mudar para um naipe que ela
não tenha para blefar e fazer com que achem que não tenha determinado naipe.
Algumas cartas tem um efeito especial influenciando no andamento do jogo:
• O curinga pode ser acrescentado ao jogo, e ao ser descartado faz com que o jogador
seguinte compre 5 cartas do maço e não descarte nenhuma;
• O ás faz com que se pule a vez do próximo jogador;
• O nove faz com que o jogador anterior compre uma carta;
• A dama inverte o sentido do jogo, isto é, se o jogo transcorria no sentido
horário, passa a ser no anti-horário