Buscar

CACHETA

Número de jogadores e de cartas

Utiliza-se 2 baralhos. Podem participar 2 a 5 jogadores.

Contagem de pontos

Todos os jogadores iniciam a partida com sete ou dez pontos (ou vidas). Quando um jogador bate os demais perdem um ponto. Um jogador sai do jogo chega à zero.

Embaralhamento e distribuição

Distribuem-se nove cartas, de uma em uma, ou de duas em duas, alternadamente entre os participantes. Uma carta do maço será virada para determinar o curinga, que será sempre a carta acima da que foi virada, obedecendo-se ao naipe. Este jogo pode ser jogado com ou sem este curinga, apenas sendo necessário se combinar antes de iniciar o jogo. Logo depois que cada jogador recebeu suas 9 cartas, o jogador à direita de quem distribuiu as cartas quem começa. As cartas restantes, viradas para baixo, formam o monte de compra.

Desenrolar do jogo

O objetivo do jogo é formar trincas e/ou seqüências, combinando as nove cartas. Uma trinca são três cartas de naipes diferentes do mesmo valor. Uma seqüência são três cartas do mesmo naipe em ordem, como por exemplo, dois de espadas, três de espadas e quatro de espadas.

Os jogadores vão comprando cartas e descartando até formar suas tricas e/ou seqüência. Pode-se comprar do monte de compras ou utilizar a última carta descartada. Normalmente quando algum jogador está com duas trincas e uma dupla e só falta uma carta para bater, ele pode dizer "pifei" ou "tô pifado", avisando outros jogadores. Mesmo que você não estiver pifado poderá dizer que está para assustar os outros jogadores, como forma de blefe.

Se um jogador bater com 10 cartas, os demais perdem dois pontos em vez de um. Para bater com 10 cartas, uma das trincas ou seqüências deve ter uma quarta carta, chamada de ponta.

Produtos Relacionados